mediaveritas

mediaveritas

Media Veritas e MILAGE APRENDER+ levam a Literacia Mediática a 25.000 alunos em Portugal


Esta parceria resulta da junção de esforços de duas iniciativas dirigidas ao público estudantil: o Media Veritas – o maior projeto nacional para promoção da Literacia Mediática financiado pelo Google.org e dinamizado pela APImprensa, e a plataforma de aprendizagem MILAGE APRENDER+, desenvolvida pela Universidade do Algarve para ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones e tablets, conjugando com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, com maior autonomia e diferentes estilos de aprendizagem em ambiente gamificado e com vídeos educacionais.

A plataforma de aprendizagem MILAGE APRENDER+ alcançou os 25 000 alunos do 1º ao 12º ano em Portugal, resultado de um crescimento de 250% no número de alunos no último ano e meio, sendo a maioria dos alunos participantes pertencentes ao ensino básico e secundário.  

 

No âmbito da parceria estabelecida com a Associação Portuguesa de Imprensa, através do Programa Media Veritas, os conteúdos sobre literacia mediática, manipulação jornalística e desinformação irão chegar a todos estes 25 mil alunos.

A aplicação MILAGE APRENDER+ começou por disponibilizar materiais para o ensino da matemática e atualmente contém materiais para o ensino de todas as disciplinas, organizados por anos de escolaridade, do 1.º ao 12.º ano, que podem ser utilizados em sala de aula ou fora desta, com total autonomia do aluno.

A Universidade do Algarve é a coordenadora do projeto LEARN+, do programa ERASMUS+ financiado pela União Europeia, para estender a utilização da plataforma MILAGE APRENDER+ a Espanha, Alemanha e Chipre.

O projeto MILAGE APRENDER+ é apoiado pela Direção Geral de Educação, Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português e Associação Portuguesa de Imprensa.