mediaveritas

mediaveritas

A Guerra Global da Desinformação


 

  • A ABC News revela que “um pico de desinformação sobre o processo eleitoral na Geórgia provocou ameaças online contra funcionários, trabalhadores de sondagens e pessoal de campanha que os activistas temem que possam levar a violência real”.
  • “Equipas militares e civis britânicas foram esta semana colocadas em alerta máximo devido ao receio de que actores maliciosos procurem atingir cidadãos britânicos com desinformação” sobre as vacinas Covid, noticia o Financial Times.
  • Segundo o The Guardian, o Facebook anunciou em Dezembro que suspendeu três redes num total de quase 500 contas e páginas por "comportamento inautêntico coordenado" que tentavam influenciar as eleições na República Centro Africana. Uma rede estava ligada a "indivíduos associados às forças armadas francesas", segundo o Facebook, enquanto as outras duas tinham ligações a "indivíduos associados a actividades da Agência Russa de Investigação na Internet". 
  • A revista Forbes publicou, recentemente, um artigo que explica por que a desinformação não é apenas um problema político, ou uma forma de expressar opiniões (por mais factualmente erradas que possam ser). É, também, um problema concreto, para o dia a dia de empresas, redacções de jornal, e serviços. “Talvez o mais preocupante de tudo seja a perspectiva de os bots não só detectarem tendências, mas também as conduzirem”, explica Perry Carpenter, que deixa várias sugestões concretas para limitar o alcance da manipulação.