mediaveritas

mediaveritas

Webminar sobre desinformação e fake news exclusivo para professores


Media Veritas organiza um webminar exclusivo para professores sobre desinformação e Fake news.

Será no dia 29 de Julho entre as 10horas e as 12horas e conta com a participação do jornalista Paulo Pena e do Professor Mauro Figueiredo.

Inscrições: https://zoom.us/webinar/register/WN_8PM3e3T8QV28ftZ-fK0kQg

Notas biográicas dos oradores:

PAULO PENA

Paulo Pena é jornalista profissional desde 1998. Iniciou a sua especialização em jornalismo de investigação na revista Visão, onde foi editor da secção de Política e coordenador da equipa de projetos investigativos. Recebeu, em 2001 e 2013 dois Prémios Gazeta do Clube de Jornalistas (Revelação e Imprensa Escrita), bem como várias outras distinções (Prémio de Jornalismo Económico Santader/Universidade Nova, Prémio Cáceres Monteiro, entre outros). No jornal Público foi grande-repórter entre 2013 e maio de 2018. Em janeiro de 2016 fundou o primeiro grupo permanente de jornalistas de investigação europeu - Investigate Europe, que junta nove jornalistas de oito países europeus. Deu aulas e conferências na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Universidade de Coimbra e na Universidade da Beira Interior. Foi grande-repórter do Diário de Notícias, co-responsável pela edição do caderno 1864. Foi recentemente escolhido pela Fundação Calouste Gulbenkian como bolseiro da sua primeira edição do projeto de apoio ao jornalismo de investigação.

 

MAURO FIGUEIREDO

Mauro Figueiredo é professor no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Portugal. Doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Salford, Reino Unido. Criador  da plataforma MILAGE APRENDER+, com patente registada nos EUA, que em parceria com Direção Geral de Educação, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Associação de Professores de Matemática de Portugal, Espanha, Alemanha e Chipre está a ser estendida a todas as escolas nestes países e com mais de 50 000 alunos em Portugal.