mediaveritas

mediaveritas

Fake News - O coronavírus está ligado ao programa de guerra biológica na China?


A revista Sábado aludiu a algumas das fake news que têm sido disseminadas: “Inalar fumo previne o Coronavírus?”; “A indústria farmacêutica propagou o vírus?”;” É possível contrair este vírus através de animais domésticos?” “Os antibióticos são bons a prevenir e a tratar este vírus?”. Não. Todas estas informações são falsas e podem ser desmentidas por quem estiver melhor informado em termos mediáticos.

Também o Notícias Viriato (NV), assinalado como um site de desinformação, publicou um texto referindo que o “Coronavírus pode ter origem num laboratório ligado ao programa de guerra biológica da China”, remetendo para dois artigos do jornal The Washington Times, cujo testemunho é de uma fonte anónima, “um ex-oficial de intelligence israelita”. Mas a BBC News já tinha vindo a público referir que tal informação não tem validação factual.

É importante divulgar que existem projetos – como o Media Veritas, o Media Lab do ISCTE e o site da agência Lusa sobre fake news – que facultam ferramentas aos cidadãos para verificarem a credibilidade das notícias.