mediaveritas

mediaveritas

Arquivo de notícias


  • Cimeira da Literacia

    No dia 15 de Maio, a Associação Portuguesa de Imprensa e o projecto Media Veritas organizaram uma cimeira da literacia, que decorreu online ao longo de todo o dia. 

     

     

     

     

  • Por que existem fake news, e por que nos devemos preocupar?

    As fake news não são sempre óbvias, flagrantes ou sequer visíveis, na medida em que nem todos somos confrontados com elas quando exploramos os nossos feeds nas diferentes redes sociais. Para mim, pelo menos, não o eram, embora soubesse da sua existência e dos problemas (cada vez mais) sérios que colocavam em sítios tão distantes como os Estados Unidos ou o Brasil…

  • Como parar a corrente das fake news?

    Cada vez mais pessoas, em todo o mundo, recebem a sua informação pelas redes sociais.

    Muitas delas escolhem o que vêm de acordo com as fontes da sua preferência, sejam jornais, rádios ou canais de televisão, sites que consideram dignos de confiança. Muitas outras abrem apenas as notícias que lhes parecem interessantes, seja por terem um título chamativo que despertou a sua curiosidade ou porque diz algo com que concordam.

     

  • Vamos falar de desinformação

    No próximo dia 15 de maio não perca a Cimeira da Literacia com Webminars, apresentação de um novo projeto de literacia dedicado aos séniores, videos sobre como combater a desinformação na escola, em casa e muito mais.

  • Cimeira da Literacia

    A Associação Portuguesa de Imprensa, no âmbito do projeto Media Veritas, promove Cimeira da Literacia no dia 15 de maio

    Assista aos webminars e conheça o trabalho que várias entidades têm feito no combate à desinformação.

     

     

                                 

  • Roteiro para implementação da plataforma MILAGE APRENDER+ no Ensino a Distância

    Estamos on e continuamos a melhorar a plataforma MILAGE APRENDER+  com uma nova versão da aplicação dos professores e dos alunos, com mais funcionalidades para ajudar os professores  e os alunos, neste momento em que nos encontramos numa modalidade de ensino a distância.

  • MUDA em casa

    Com o contexto atual de pandemia, o programa MUDA adaptou-se para simplificar o dia-a-dia através de meios digitais, sem ter que sair de casa.
    Conheça as principais ferramentas de comunicação, formação, entretenimento e de serviços públicos, para que nada o impeça de realizar as suas tarefas, a partir de casa.

    Explore o MUDA EM CASA e mantenha-se atualizado sobre todas as ferramentas digitais que temos à disposição para si.
    Mais info em https://mudaemcasa.pt/

     

  • Re/Media.lab lança campanha de combate à desinformação

    O Re/ Media. Lab ( https://www.facebook.com/remedialabUBI/)  lança uma campanha contra a desinformação e as "notícias falsas", nestes tempos de pandemia. Com uma série de publicações, pretende ser mais uma voz na luta contra a informação não verificada e a mentira. Os conteúdos da campanha podem ser usados livremente e os media regionais que pretendam, podem solicitá-los com melhor resolução. Para tal, basta fazer o pedido através do email remedialab@labcom.ubi.pt. 

    #UnidosContraEsteVirus 

    #DesinformacaoNao

     #SayNoToFakeNews

  • A pandemia da Desinformação

    A situação de pandemia que o Mundo hoje vive, não é só uma pandemia viral é também uma pandemia de desinformação. 

    Leia a Noticia do Público: 

    https://www.publico.pt/2020/03/15/ciencia/noticia/pandemia-novo-coronavirus-tambem-pandemia-desinformacao-1907707?fbclid=IwAR0AzgSrg5GlkMRjWHN4EtskqUHuPJsT1fwmD7AFLSuc-ktORTYCFp4uijc

     

    Procure fontes de informação fidedignas, leia as noticias apenas em sites de publicações de referência e escritas por jornalistas.

  • SUBLINHA O DIRECTOR DO PÚBLICO: “Fake news” destroem a confiança

    As chamadas “fake news” são um fenómeno complexo, com um efeito “pernicioso na destruição da confiança” - sublinhou Manuel Carvalho, Drector do PÚBLICO, na segunda palestra da iniciativaPSuperior, que decorreu na passada quinta-feira na UTAD (Universidade de Trás-os -Montes e Alto Douro), em Vila Real, em que se falou do papel que jornalistas e leitores podem assumir no combate à disseminação das “notícias falsas”.

  • ERC na AR apela à alteração da Lei “para tratar das realidades da internet”

    A pedido do Bloco de Esquerda (BE), o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) foi ao Parlamento falar sobre o registo dos órgãos de comunicação social. A causa directa foi a ERC ter feito o registo do site Noticias Viriato, que veicula desinformação. A ERC aproveitou a audição para apelar a alterações à lei para “tratar das realidades da internet”.

  • Curso Fake News: ferramentas de verificação de informação e desinformação

    Este curso tem como finalidade preparar os formandos para: – conhecerem os mecanismos de informação e desinformação no ambiente digital; – aprenderem a identificar “notícias falsas” (“fake news”); – usarem as várias ferramentas digitais disponíveis para fazer a verificação de informação. Os formandos deverão ficar a conhecer as estratégias e métodos usados para propagar notícias falsas, deverão ser capazes de as identificar e deverão ser capazes de as desmascarar como falsas.

  • Alunos da Universidade do Porto criam aplicação contra “fake news”

    Uma ferramenta para avaliar se uma notícia é verdadeira ou falsa acaba de ser criada por três alunos do curso de Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Cama-se "TruCheck", ainda está na fase de protótipo e pode ser utilizada como aplicação do telemóvel.

  • formação online Media Veritas já está disponível

    Foi a partir do livro Jornalismo, Fake News e Desinformação, editado pela UNESCO, que o programa Media Veritas lançou um curso online, que permite que os cidadãos identifiquem as notícias falsas e desenvolvam o seu espírito crítico perante informações falaciosas. Com este curso, pretendemos que os alunos analisem a problemática das fake news e disponibilizamos ferramentas para o combate à desinformação, com as quais pode realizar o seu próprio fact-checking, e, assim, verificar a credibilidade dos conteúdos informativos.

  • Literacia para os Media chega aos Professores dos Açores

    O projeto Literacia para os Media e Jornalismo, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas, vai chegar aos professores dos Açores este sábado, dia 8 de fevereiro

  • Atribuição da primeira bolsa Media Veritas

    A primeira bolsa Media Veritas foi atribuída ao 2º Encontro de Ciberjornalismo Académico, organizado pela Urbi et Orbi (cibermeio universitário/académico mais antigo em publicação em Portugal; Universidade da Beira Interior), pelo Observatório do Ciberjornalismo (Universidade do Porto) e pelo Re/media.Lab- Laboratório e Incubadora de Media Regionais (Universidade da Beira Interior).

  • Fake News - O coronavírus está ligado ao programa de guerra biológica na China?

    A epidemia designada por coronavírus tem sido massivamente publicada na comunicação social, mas provocado também à proliferação de fake news nas redes sociais e sites de desinformação, de tal modo que o Facebook e o Instagram, segundo o site “Notícias ao Minuto”, eliminaram conteúdos desinformativos, como teorias de conspiração e curas falsas.

  • Ser embaixador Media Veritas

    O programa Media Veritas pretende criar embaixadores na luta contra a iliteracia mediática e no combate à desinformação.

     

  • Media Veritas num minuto

    No âmbito da Parceira entre o programa Media Veritas e o movimento MUDA estão a ser gravados pequenos vídeos que visam esclarecer os cidadãos sobre ilietaracia mediática, desinformação e manipulação jornalística.

  • Projeto MILAGE distinguido pela Agência Nacional Erasmus

    O Projeto MILAGE (da Universidade do Algarve), parceiro do Programa “Media Veritas”, acaba de ser distinguido pela Agência Nacional Erasmus+ com o “Prémio Boas Práticas”.

  • Exibição do filme “The Post” e debate no âmbito do Programa “Media Veritas”

    Decorreu no passado dia 8 de Dezembro em Coimbra, no Auditório do ISCAC – Coimbra Business School, uma jornada de apresentação do Programa “Media Veritas”.

  • Media Veritas e MILAGE APRENDER+ levam a Literacia Mediática a 25.000 alunos em Portugal

    A Associação Portuguesa de Imprensa e a Universidade do Algarve estabeleceram recentemente uma parceria para promover a Literacia Mediática junto de uma comunidade de 25.000 alunos do 1º ao 12.º ano em Portugal.

  • Iliteracia Mediática debatida em Coimbra

    No dia 6 de Setembro a Associação Portuguesa de Imprensa leva a discussão sobre  a iliteracia mediática a Coimbra

  • Media Veritas apresentado em Braga

    O programa Media Veritas foi apresentado no passado dia 30 de Agosto em Braga

     

  • Iliteracia Mediática debatida na Guarda

    O primeiro Talk Media Veritas teve lugar no Porto, na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 3 de maio.

  • Media Veritas Talks inauguram no Porto

    O primeiro Talk Media Veritas teve lugar no Porto, na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 3 de maio.

  • Media Veritas em Faro

    O I Colóquio Internacional “Marés de Histórias” realizou-se no dia 22 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro e no Centro de Ciência Viva do Algarve e coorganizado pela instituição de solidariedade social Ajudaris e pelo Centro Ciência Viva do Algarve. Durante este evento foi apresentado, pela primeira vez no Algarve, o Programa Media Veritas, promovido pela Associação Portuguesa de Imprensa, que tem como objetivo fomentar, em todo o território de Portugal (incluindo as Regiões Autónomas), a literacia dos media junto das comunidades mais vulneráveis.